Fotografando Pessoas

Novembro de 2019. Estava em Bruxelas, de férias da Volvo, ainda sob o regime da CLT e aproveitando os últimos 15 dias do meu período anual de folga. Após algumas cervejas em um restaurante, recebo uma mensagem da Janaina Claudino perguntando se teria interesse em participar do workshop de ensaios sensuais que ela iria realizar em dezembro do mesmo ano. Após responder sim a essa mensagem, dei início a minha carreira como fotógrafo profissional e neste post vou falar um pouco sobre a parte que envolve fotografar pessoas. 

Participando de Workshops - Ensaio Feminino

Fazia um ano que havia terminado o curso de fotografia do Centro Europeu. Tinha passado o ano de 2019 inteiro apenas estudando sobre teoria, porém ainda colocando pouco em prática. Muito menos, se for considerar fotografar pessoas. 

Após esse workshop que a Janaina havia me convidado, vi que existia uma possibilidade de transformar a fotografia em uma profissão e finalmente largar a engenharia.

Talvez um pouco pela timidez em chamar pessoas para fotografar, acabei participando de mais dois workshops, não tanto pelo conteúdo, mas sim mais pela possibilidade de conhecer e fotografar pessoas para ter um portfólio apresentável.

Primeiros ensaios por conta - Fotografando durante a pandemia

Óbvio que não esperava que poucos meses depois o mundo iria se fechar devido a uma pandemia e a oportunidade de fotografar mais pessoas iria ficar em espera.

Nesse período, já como fotógrafo profissional, depois de largar o emprego na volvo, fiz o ensaio apenas algumas pessoas, conforme as regras de isolamento iam se afrouxando e a situação melhorando. Quem fotografa sabe que a constância é necessária.

Conforme a situação foi melhorando e fui tendo um portófilo maior os primeiros ensaios pagos foram aparecendo.

Fotografando em viagens

Cansando de ficar em casa e fotografando muito pouco, comecei a realizar algumas viagens pelo Brasil.

Em um ano praticamente participei 5 vezes de um workshop de fotografia em um veleiro em Ilha Grande, fui para o Rio de Janeiro, fiz uma viagem pelo norte do Brasil (Roraima, Amazonas e Pará), participei de uma espécie de retiro na Chapada dos Veadeiros, fui para Ubatuba, Ilhabela e Paraty, e fiz uma viagem por Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

E foi nesse período de viagens onde mais fotografei e conheci pessoas.

Ensaios Pessoais em Curitiba

De volta em Curitiba, resolvi fazer alguns ensaios pela cidade. Aproveitar também que nesse momento estava começando a fotografar para banco de imagens (ainda vou fazer um post falando mais sobre isso). Queria sair de casa para fotografar e conhecer lugares.

Meus lugares preferidos para fotografar em Curitiba: Museu do olho e cafés próximo à praça da Espanha.

Ensaios Profissionais

A última parte é relacionada a retratos profissionais. Apesar de ter feito alguns ensaios já quando voltei da minha época de viagens. Foi nesse último ano foi o tipo de ensaio que mais me dediquei a divulgar e realizar.

Tento misturar tudo que aprendi nesses anos e viagens, para fazer fotos na rua, em estúdio com luz natural ou com flash.

Próximo
Próximo

Becoming a photographer